MARGARIDA MAPANDZENE DESTACA A NECESSIDADE DE SE CONFERIR ESPECIAL ATENÇÃO AOS DEFICIENTES VISUAIS



Por deliberação da Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (UNESCO), em coordenação com a União Mundial dos Cegos, foi declarado o 15 de Outubro como Dia Mundial da Bengala Branca.

A bengala branca constitui o símbolo global de independência e mobilidade de pessoas com deficiência visual, e a data surge como forma de sensibilizar a sociedade em geral em relação aos obstáculos diariamente enfrentados por estes durante sua circulação.

A sessão comemorativa da efeméride decorreu no distrito de Limpopo, sob orientação de Margarida Sebastião Mapandzene, Governadora da Província de Gaza, que na ocasião procedeu à oferta de 5 bengalas à deficientes visuais.

Em declaração aos presentes e à comunicação social, a dirigente certificou que o governo de Moçambique tem vindo a envidar esforços na advocacia da pessoa com deficiência, na consciencialização da sociedade sobre os direitos de protecção deste grupo, merecendo atenção especial e prioridade na saúde, educação e garantia de meios de compensação. 

Prosseguindo, Margarida Mapandzene afirmou que existem na província de Gaza cerca de 470 pessoas com deficiência filiadas à Associação de Cegos e Amblíopes de Moçambique (ACAMO), reconhecendo a possibilidade de existência de mais pessoas com deficiência, que ainda não estão identificadas na comunidade, apelando na sequência à sociedade para que ofereça amparo e que preste o devido apoio.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

comemoracao do 46º aniversario da PRM

Celebra-se hoje, 1 de Novembro, dia da Juventude africana

Araújo Momade na liderança do executivo de Bilene