MARGARIDA MAPANDZENE DESTACA A NECESSIDADE DE SE CONFERIR ESPECIAL ATENÇÃO AOS DEFICIENTES VISUAIS



Por deliberação da Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (UNESCO), em coordenação com a União Mundial dos Cegos, foi declarado o 15 de Outubro como Dia Mundial da Bengala Branca.

A bengala branca constitui o símbolo global de independência e mobilidade de pessoas com deficiência visual, e a data surge como forma de sensibilizar a sociedade em geral em relação aos obstáculos diariamente enfrentados por estes durante sua circulação.

A sessão comemorativa da efeméride decorreu no distrito de Limpopo, sob orientação de Margarida Sebastião Mapandzene, Governadora da Província de Gaza, que na ocasião procedeu à oferta de 5 bengalas à deficientes visuais.

Em declaração aos presentes e à comunicação social, a dirigente certificou que o governo de Moçambique tem vindo a envidar esforços na advocacia da pessoa com deficiência, na consciencialização da sociedade sobre os direitos de protecção deste grupo, merecendo atenção especial e prioridade na saúde, educação e garantia de meios de compensação. 

Prosseguindo, Margarida Mapandzene afirmou que existem na província de Gaza cerca de 470 pessoas com deficiência filiadas à Associação de Cegos e Amblíopes de Moçambique (ACAMO), reconhecendo a possibilidade de existência de mais pessoas com deficiência, que ainda não estão identificadas na comunidade, apelando na sequência à sociedade para que ofereça amparo e que preste o devido apoio.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Margarida Mapandzene, nova governadora da província de Gaza

Araújo Momade na liderança do executivo de Bilene

Campeões absolutos no XV festival de jogos escolares recebidos de forma vibrante em Gaza