Governo de Gaza apela a prevenção do cancro do colo do útero e da mama



Decorreu na manhã da última quarta-feira (27), no distrito de Limpopo a cerimónia de encerramento do Outubro Rosa, campanha que visa promover a conscientização de mulheres e da sociedade em geral sobre a necessidade de se realizar o diagnóstico precoce e de se proceder a prevenção de doenças cuja incidência regista-se de forma absolutamente maior nas mulheres, os cancros da mama e do colo do útero.

No Centro de Saúde de Chissano, a Governadora da Província de Gaza mostrou-se bastante preocupada com a situação alarmante das duas doenças, que só no ano transacto afectaram cerca de 2,26 milhões de mulheres à escala planetária, tendo por isso socializado que está em curso um programa de rastreio de doenças desta natureza, integrados nos serviços de saúde reprodutiva e inclui no pacote elementos como aconselhamento, planeamento familiar e naturalmente o rastreio das referidas enfermidades.

No mesmo enquadramento, a dirigente salientou que a integração dos serviços tidos anteriormente em referência visam rentabilizar os recursos humanos e materiais, garantindo sustentabilidade e oferecendo em uma única consulta tudo quanto a mulher precisar.

Para o caso específico da província de Gaza, em relação ao cancro de mama já foram nos primeiros nove meses do ano rastreadas 344. 780 mulheres, das quais 963 obtiveram resultado positivo.

Já em relação ao cancro do colo do útero, 53.593 mulheres foram no mesmo período submetidas ao rastreio e 3.855 integraram a estatística de casos positivos.

Boa parte dos casos positivos, resultou em óbitos, facto que, segundo a Governadora pode ser controlado se a capacidade de informação e de educação da sociedade em geral for reforçada, porém sublinhou que em paralelo deve ser igualmente reforçada a capacidade de diagnóstico precoce, através da disponibilidade de equipamentos adequados a nível das unidades sanitárias, para que possam efectivamente responder a demanda.

No capítulo do reforço relativamente aos equipamentos, Margarida Mapandzene fez saber que a província que dirige recebeu 44 unidades de crioterapia e decorre o processo de distribuição a nível dos distritos, totalizando neste momento 72 unidades ao dispor das mulheres.

Ainda assim, a governante reconheceu haver muito por ser feito, tendo apelado por uma forte e contínua parceria entre as entidades dedicadas à luta contra o cancro, reiterando que o combate depende de todos.


Comentários

Mensagens populares deste blogue

comemoracao do 46º aniversario da PRM

Celebra-se hoje, 1 de Novembro, dia da Juventude africana

Araújo Momade na liderança do executivo de Bilene