Gaza celebra o dia mundial da lavagem das mãos



O hábito de lavar as mãos com água e sabão ou cinza está indiscutivelmente comprovado como uma das formas mais eficazes para redução de contaminação por vírus e bactérias, podendo, segundo a Organização Mundial de Saúde, reduzir em até 40% a probabilidade de contração de viroses.

Por forma a advertir a sociedade sobre a relevância da lavagem das mãos, sexta-feira, 15 de Outubro, é apontado como o dia internacional da lavagem das mãos.

A data emergiu por instituição do Fundo de Emergência Internacional das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), devido ao elevado índice de mortalidade de recém-nascidos, como consequência da deficiente higienização das mãos.

A cerimónia provincial em homenagem à data teve lugar na Localidade Sede de Chissano, cujas incidências estiveram sob comando da Governadora da Província de Gaza.

O evento aconteceu sob lema "Lave as Mãos, Salve Vidas", e caracterizou-se por dois momentos, o primeiro que compreendia inauguração de um sistema multifuncional de abastecimento de água, - tal como noticiamos na tarde desta sexta feira - decorrida em Magwaza e, o segundo que envolvia manifestações culturais e intervenções, na Escola Secundária de Chissano.

No primeiro momento Margarida Mapandzene procedeu a demonstração de como lavar correctamente as mãos, através do envolvimento dos dorsos e palmas das mãos, pulsos, espaços entre os dedos e unhas, tendo ainda oferecido conjuntos de desinfetantes à 15 famílias residentes no povoado.

No segundo momento, a timoneira do Conselho Executivo Provincial visitou uma exposição e assistiu aos diversos números artísticos, proferindo posteriormente um discurso, marcando o ponto mais alto.

Da intervenção importa destacar que Margarida Mapandzene advertiu sobre a necessidade de se lavar as mãos com água qualitativamente segura e chamou ainda atenção sobre a racionalidade no uso do precioso.

Para os infantes, a higienização das mãos constitui um pressuposto vital e dela também depende o seu crescimento saudável, daí a chamada de atenção para o redobrar das medidas inerentes ao seguimento das normas sanitárias.

Falando inevitavelmente sobre a pandemia do novo coronavírus, a Governadora defendeu que a lavagem das mãos pode ser encarada como uma espécie de vacina, pois é uma das acções mais eficazes para redução da transmissão de microorganismos causadores de doenças infecciosas.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Margarida Mapandzene, nova governadora da província de Gaza

Araújo Momade na liderança do executivo de Bilene

Campeões absolutos no XV festival de jogos escolares recebidos de forma vibrante em Gaza