Inicia a reabilitação e operação de estradas em Gaza



Iniciaram na passada sexta-feira, 17 de Setembro,  as obras de reabilitação de três estradas de vital importância para o crescimento económico da província de Gaza, designadamente Estrada N101 que faz a ligação entre a Vila da Macia e a Cidade de Chókwè, Estrada R453 entre as vilas de Macia e de Bilene,  e a Estrada R448 que sai da cidade de Chókwè ao Posto Administrativo de Macarretane.

As cerimónias tiveram lugar no distrito de Chókwè sob orientação do Ministro das Obras Públicas e Recursos Hídricos, João Osvaldo Machatine, tendo contado com a presença da Governadora da Província de Gaza, do Secretário de Estado na Província de Gaza e do Presidente da Assembleia Provincial de Gaza.

Nas notas de saudação, Margarida Sebastião Mapandzene indicou tratar-se da efectivação de um conhecido sonho do Presidente Filipe Jacinto Nyusi em ver melhoradas as condições de circulação de pessoas e de escoamento da produção agrícola, reforçando consequentemente as trocas comerciais entre os distritos da zona norte e do sul da província, por um lado.

Por outro prisma, a dirigente sublinhou que em virtude da melhoria das referidas vias, as potencialidades da província expandir-se-ão com mais celeridade para outros pontos do país e do mundo, com destaque para a província de Maputo e a vizinha África do Sul, respectivamente.

No total serão intervencionados cerca de 122 quilômetros de estrada, num projecto concebido em duas fases, uma de 12 meses que compreende a reabilitação e construção de portagens e outra que varia de 48 a 60 meses, esta última reservada à manutenção de rotina.

Deste modo, ficará para a história o grande problema de transitabilidade nas três vias, sobretudo na que liga a Vila da Macia à cidade de Chókwè, que há bastante tempo condicionava a mobilidade dos utentes.


Comentários

Mensagens populares deste blogue

Margarida Mapandzene, nova governadora da província de Gaza

Araújo Momade na liderança do executivo de Bilene

Campeões absolutos no XV festival de jogos escolares recebidos de forma vibrante em Gaza