Promoção dos direitos da criança no quadro das prioridades do conselho executivo provincial de Gaza

 




Em homenagem às crianças negras massacradas na cidade de Soweto, na República da África do Sul, por reivindicarem à integração da língua materna nos currículos escolares, foi no ano de 1991 instituido o 16 de junho como dia da criança africana.

Hoje, sob lema "30 anos após adopção da carta: Acelerando a implementação da Agenda 2040 para uma África adequada as crianças" o distrito de Chókwè acolheu as cerimónias provinciais, orientadas pela Governadora da Província de Gaza.

No evento, estiveram presentes crianças, membros do Conselho Executivo Provincial de Gaza, membros do governo do distrito e representantes da sociedade civil.

Em mensagem apresentada à Margarida Chongo, as crianças enalteceram os esforços do Presidente Filipe Jacinto Nyusi no estabelecimento de estratégias conducentes ao garante dos direitos de todas as crianças, sem excepção.

A Governadora, vincou que os ataques dos terroristas em Cabo Delgado e da autoproclamada junta militar da RENAMO em Sofala e Manica constituem uma enorme contrariedade na luta pela protecção da criança com vista ao seu desenvolvimento integral e harmonioso.

Margarida Chongo prosseguiu referindo que, à nível provincial, no rol dos tópicos de debate rumo ao cumprimento absoluto dos direitos da criança ainda impera o problema das uniões prematuras e a emigração de adolescentes para a África do Sul, terminando por apelar aos diferentes grupos sociais ao esforço redobrado e incansável com vista à salvaguarda dos direitos dos petizes.

O evento serviu igualmente para ditar o encerramento da quinzena da criança, marcado ainda pela entrega de meios de compensação à crianças especiais.


Comentários

Mensagens populares deste blogue

comemoracao do 46º aniversario da PRM

Celebra-se hoje, 1 de Novembro, dia da Juventude africana

Mais Escolas em Chokwé