Mais de 350 Famílias em canhane dispõem de sistema de abastecimento de água

 


São no concreto 1400 pessoas, habitantes da aldeia de Canhane na localidade de Massingir Sede, que passaram a beneficiar-se de um multifuncional sistema de abastecimento de água potável.

Composto por um mecanismo de dessalinização, o sistema integra dois tanques de armazenamento com capacidade cumulativa de 20 mil litros, abastecidos por via de sistema solar, que irá também permitir que a comunidade reduz distâncias na procura de água, visto que até então tinham o rio como alternativa, à exposição de crocodilos.

Na cerimónia de inauguração do empreendimento, orientada pela Governadora da Província de Gaza, a comunidade enalteceu a visão resoluta do Conselho Executivo Provincial, que através da Direcção Provincial das Obras Públicas proporcionou à Canhane uma nova abordagem na priorização das necessidades, dado que foi ultrapassada a preocupação em relação ao precioso líquido, passando agora a virar as atenções ao estabelecimento de corrente elétrica da rede pública.

Ainda no desenrolar da intervenção, a comunidade clamou pela resolução do problema de conflitos de terra com a aldeia de Cubo, facto que retrai iniciativas empreendedoras, sobretudo na área de exploração turística.

Por sua vez e em relação ao sistema de abastecimento de água, Margarida Chongo reiterou o compromisso de aproximar os serviços sociais para junto da população, vincando que a entrega da referida infraestrutura instiga a população à uma consciência de compromisso para com a gestão do bem público, reiterando ser uma das variáveis para a respectiva durabilidade.

Relativamente à contenda que opõe Canhane e Cubo entre si, a Governadora afirmou que a resolução passa pela criação urgente de uma plataforma de conversação, pois, segundo a dirigente, as duas aldeias são detentoras de potencialidades turísticas fabulosas e qualquer rixa pode colocar em causa o desenvolvimento da região e do distrito, de forma mais generalizada.

Terminando por acrescentar que as autoridades governamentais não irão poupar esforços tendo em vista o desfecho célere do assunto.

Com esta atividade, Margarida Chongo terminou a visita de trabalho ao distrito de Massingir, no cumprimento do programa de governação aberta e inclusiva.


Comentários

Mensagens populares deste blogue

comemoracao do 46º aniversario da PRM

Celebra-se hoje, 1 de Novembro, dia da Juventude africana

Mais Escolas em Chokwé