Distrito de Chókwè alarga área de produção agrícola para mais de 5 Mil hectares

 


A Governadora da Província de Gaza levantou na manhã desta quarta-feira o véu da jornada de governação aberta e inclusiva, caso concreto do distrito de Chókwè.

Como primeira actividade, Margarida Chongo orientou a sessão extraordinária do governo distrital, onde foi esmiuçado o relatório balanço do Plano Económico social e Orçamento Distrital (PESOD), referente ao primeiro trimestre do ano em curso.

Eceu Da Natividade Muianga, Administrador do Distrito, avançou que a divisão administrativa por si dirigida observou no referido período um crescimento de mais de 48% de terra lavrada, comparando com o mesmo período do ano transacto.

Muianga reforçou ainda que o crescimento da área de produção condiz, naturalmente, com o progresso da sementeira, onde cerca de 5 mil hectares foram abrangidos.

Não obstante o alargamento da área lavrada e do progresso da sementeira, o distrito foi compelido a rever os planos de produção para a presente campanha, em virtude da indisponibilidade de financiamento por parte das empresas âncoras.

É neste contexto que, no plano, o distrito reajustou para 531.170 toneladas de produtos diversos, contra as 566.445 anteriormente registadas na projecção, ou seja, houve redução de 6%.

O distrito de Chókwè é conhecido pela sua abundância agrícola, tendo a produção de arroz, castanha de cajú e hortícolas como culturas de bandeira.

Na deslocação à está unidade territorial, Margarida Chongo faz-se acompanhar pela Directora do Gabinete do Governador de Província, Directora Provincial da Indústria e Comércio, Director Provincial das Obras Públicas, Director Provincial da Agricultura e Pescas e pelo Assessor para Área Social e Função Pública.


Comentários

Mensagens populares deste blogue

comemoracao do 46º aniversario da PRM

Celebra-se hoje, 1 de Novembro, dia da Juventude africana

Mais Escolas em Chokwé