Distrito de Chókwè alarga área de produção agrícola para mais de 5 Mil hectares

 


A Governadora da Província de Gaza levantou na manhã desta quarta-feira o véu da jornada de governação aberta e inclusiva, caso concreto do distrito de Chókwè.

Como primeira actividade, Margarida Chongo orientou a sessão extraordinária do governo distrital, onde foi esmiuçado o relatório balanço do Plano Económico social e Orçamento Distrital (PESOD), referente ao primeiro trimestre do ano em curso.

Eceu Da Natividade Muianga, Administrador do Distrito, avançou que a divisão administrativa por si dirigida observou no referido período um crescimento de mais de 48% de terra lavrada, comparando com o mesmo período do ano transacto.

Muianga reforçou ainda que o crescimento da área de produção condiz, naturalmente, com o progresso da sementeira, onde cerca de 5 mil hectares foram abrangidos.

Não obstante o alargamento da área lavrada e do progresso da sementeira, o distrito foi compelido a rever os planos de produção para a presente campanha, em virtude da indisponibilidade de financiamento por parte das empresas âncoras.

É neste contexto que, no plano, o distrito reajustou para 531.170 toneladas de produtos diversos, contra as 566.445 anteriormente registadas na projecção, ou seja, houve redução de 6%.

O distrito de Chókwè é conhecido pela sua abundância agrícola, tendo a produção de arroz, castanha de cajú e hortícolas como culturas de bandeira.

Na deslocação à está unidade territorial, Margarida Chongo faz-se acompanhar pela Directora do Gabinete do Governador de Província, Directora Provincial da Indústria e Comércio, Director Provincial das Obras Públicas, Director Provincial da Agricultura e Pescas e pelo Assessor para Área Social e Função Pública.


Comentários

Mensagens populares deste blogue

Margarida Mapandzene, nova governadora da província de Gaza

Araújo Momade na liderança do executivo de Bilene

Campeões absolutos no XV festival de jogos escolares recebidos de forma vibrante em Gaza