Conselho executivo de Gaza estabelece parceira com cooperativa Sul Africana

 


A estreita relação existente entre as províncias de Gaza e de Limpopo, moçambicana e sul africana respectivamente, remota em termos oficiais desde 2006, ano em que foi celebrado um acordo de gemelagem entre as duas divisões territoriais.

Neste cenário, tendo em vista o estabelecimento de um acordo comercial com  uma cooperativa de farmeiros sedeada em Limpopo, denominada FABCO, uma delegação do Conselho Executivo Provincial de Gaza, composta pela Directora Provincial do Desenvolvimento Territorial e Ambiente Juliana Cornélio Mwitu, Director Provincial da Agricultura e Pescas Dalilo Latifo e pelo Assessor Económico do Governador de Província Bento Domingos, deslocou-se ao país vizinho.

Na deslocação, a delegação moçambicana inteirou-se sobre o funcionamento da fábrica local de processamento de tomate, que desenvolve actividades com agricultores associados.

As tecnologias inerentes à produção de insumos agrícolas, designadamente pesticidas e fertilizantes e a larga experiência no manuseio de maquinaria fizeram parte do lote de informações fornecidas pela FABCO (FARMS BUSINESS COOPERATIVE), tendo em vista o robustecimento cada vez mais acentuado da economia de Gaza, através da prática da agricultura.

A delegação de Gaza ofereceu à província sul-africana de Limpopo a oportunidade de investir em solo moçambicano, dada a disponibilidade de recursos, exemplificando a existência da castanha de caju, mandioca e mariscos, que podem reforçar o vínculo econômico entre as duas regiões.

E no contexto anteriormente referido, a província de Gaza terá oportunidade de apresentar algumas das suas potencialidades na conferência que irá decorrer no país vizinho no mês de março de 2022, mas antes,será realizado um intercâmbio na área de agricultura e pescas.


Comentários

Mensagens populares deste blogue

Margarida Mapandzene, nova governadora da província de Gaza

Araújo Momade na liderança do executivo de Bilene

Campeões absolutos no XV festival de jogos escolares recebidos de forma vibrante em Gaza