Governação aberta e inclusiva em Mabalane

 


A aldeia de Matsambo na localidade de Combomune-Rio recebeu está terça-fira, 25 de Maio, uma infraestrutura hospitalar dedicada à acomodação de mulheres grávidas que se encontram em fase final de gestação.

Margarida Chongo atravessou o Limpopo e descerrou a lápide da "Casa de Espera Mulher Grávida", designação do empreendimento que está projectada para beneficiar cerca de 2360 mulheres em idade fértil das aldeias de Zulu, Muxaxa, Chirumua e Combomune-Rio.

A população local agradeceu pela disponibilização da casa de espera, cuja capacidade é de 6 camas, construída no âmbito do programa de adaptação às mudanças climáticas, orçada em cerca de 4.2 Milhões de Meticais financiados pela Agência Sueca para o Desenvolvimento Internacional (ASDI), que contempla ainda uma cisterna, caleira em betão e fossa biológica.

Refira-se que neste novo cenário, a mulher grávida poderá deslocar-se à casa de espera atempadamente e terminar o período de gestação a escassos metros da maternidade, reduzindo de forma significativa o índice de partos fora do estabelecimento hospitalar.

No momento de entrega da infraestrutura, Margarida Chongo reconheceu a existência de mais desafios por ultrapassar, salientando que a Casa de Espera Mulher Grávida representa um grande avanço na luta pela alocação de serviços básicos para cada vez mais próximo da população, terminando por acautelar sobre a necessidade de gestão responsável por forma a garantir sua longevidade.


Comentários

Mensagens populares deste blogue

Margarida Mapandzene, nova governadora da província de Gaza

Araújo Momade na liderança do executivo de Bilene

Campeões absolutos no XV festival de jogos escolares recebidos de forma vibrante em Gaza