Governação aberta e inclusiva em Mabalane

 


A aldeia de Matsambo na localidade de Combomune-Rio recebeu está terça-fira, 25 de Maio, uma infraestrutura hospitalar dedicada à acomodação de mulheres grávidas que se encontram em fase final de gestação.

Margarida Chongo atravessou o Limpopo e descerrou a lápide da "Casa de Espera Mulher Grávida", designação do empreendimento que está projectada para beneficiar cerca de 2360 mulheres em idade fértil das aldeias de Zulu, Muxaxa, Chirumua e Combomune-Rio.

A população local agradeceu pela disponibilização da casa de espera, cuja capacidade é de 6 camas, construída no âmbito do programa de adaptação às mudanças climáticas, orçada em cerca de 4.2 Milhões de Meticais financiados pela Agência Sueca para o Desenvolvimento Internacional (ASDI), que contempla ainda uma cisterna, caleira em betão e fossa biológica.

Refira-se que neste novo cenário, a mulher grávida poderá deslocar-se à casa de espera atempadamente e terminar o período de gestação a escassos metros da maternidade, reduzindo de forma significativa o índice de partos fora do estabelecimento hospitalar.

No momento de entrega da infraestrutura, Margarida Chongo reconheceu a existência de mais desafios por ultrapassar, salientando que a Casa de Espera Mulher Grávida representa um grande avanço na luta pela alocação de serviços básicos para cada vez mais próximo da população, terminando por acautelar sobre a necessidade de gestão responsável por forma a garantir sua longevidade.


Comentários

Mensagens populares deste blogue

comemoracao do 46º aniversario da PRM

Celebra-se hoje, 1 de Novembro, dia da Juventude africana

Mais Escolas em Chokwé