Produção global da província de Gaza

 


O ano de 2020 será eternamente lembrado como o ano em que o flagelo do Sars-CoV 2 impactou de forma avassaladora na economia nacional.

O país e a província de Gaza em particular foram obrigados a redefinir estratégias que visavam conter uma iminente ruptura de todo plano de desenvolvimento.

Neste sentido, o Conselho Executivo Provincial através de múltiplos esforços conseguiu colmatar as adversidades e atingiu um crescimento de 2,7% da produção global, tendo amealhado cerca de 57.495 milhões de Meticais em 2020, comparando com os 55.995 milhões de Meticais do ano anterior.

O sector da agricultura, pesca e aquicultura carrega o selo de influenciador de vulto neste capítulo, com uma contribuição de 58,6%, números convincentes e que criam um enorme fosso em relação ao segundo classificado no “ranking” de produção designadamente o sector de transporte e armazenagem, com 16,3 %.

O sector de comércio a retalho e de telecomunicações surgem com 13,6% e 8,8% respectivamente, sendo que a restante percentagem é partilhada pelos sectores de indústria transformadora e de alojamento e restauração.

Tais dados foram na manhã de hoje apresentados pela Governadora da Província de Gaza, Margarida Sebastião Mapandzene Chongo, em sede da IV Sessão Ordinária da Assembleia Provincial, iniciada ontem.

Margarida Chongo referiu que apesar do crescimento registado a meta não foi alcançada e espera-se que no presente ano a produção global registe cerca de 65.722 milhões de Meticais, vaticinando uma evolução de 13,10%.

Na Assembleia Provincial, o Conselho Executivo Provincial apresentou três documentos para análise nomeadamente o Balanço Anual da Execução do Plano e Orçamento 2020, a Conta de Gerência do Exercício Económico 2020 e o Plano e Orçamento 2021, este último já enquadrado nos limites orçamentais aprovados.


Comentários

Mensagens populares deste blogue

comemoracao do 46º aniversario da PRM

Celebra-se hoje, 1 de Novembro, dia da Juventude africana

Mais Escolas em Chokwé