Posto Administrativo de Mazucane acolhe cerimónias do dia da Mulher Moçambicana

 


Sob o Lema - Mulher na Liderança: Contribuindo para um Futuro de Igualdade, num Mundo com Covid-19, decorreu na manhã de quarta-feira, 07 de Abril de 2021, na Sede do Posto Administrativo de Mazucane, a cerimônia alusiva às celebrações do Dia da Mulher Moçambicana, festividades dirigidas pelo Administrador do Distrito de Chongoene, Carlos Estenile Mateus Buchili.

Destacou-se na cerimónia, a presença do Primeiro-secretário do Comitê Distrital do Partido FRELIMO em Chongoene, Rodrigo Mondlane , membros do Governo Distrital, do Comitê Distrital, da Assembleia Provincial, da OMM, Estrutura e População local.

Depois da deposição de coroa de flores na Praça dos Heróis Moçambicanos , seguiu-se ao Centro de Chilumbela “B”, onde se realizou uma reunião com um grupo restrito da comunidade, em cumprimento do Decreto Presidencial.

No local, a Directora do SDSMAS, Carla Chissaque, ministrou uma palestra subordinada ao Tema - Aleitamento Materno Vs Covid-19. Seguiu depois a apresentação da mensagem da OMM, pela Secretária da Agremiação, Teresa Moiane.

Sobre a data, o Administrador do Distrito endereçou saudações a todas Mulheres Moçambicanas, com especial atenção para as Mulheres do Distrito de Chongoene.

Seguidamente, referiu-se aos feitos da heroína Josina Machel, que em vida destacou-se na luta pela liberdade e/ou independência do país e pelos direitos das mulheres.

Disse ainda que os 50 anos da morte de Josina Machel, são celebrados num momento atípico devido a pandemia da Covid-19 e os ataques em Cabo Delgado, pelo que, todas mulheres devem fazer da data um momento de reflexão face à atual situação que o país vive.

A terminar, Buchili referiu que apesar dos avanços nos últimos anos, há muitos desafios para as mulheres, ao exemplo da luta contra a violência doméstica, casamentos prematuros e Gravidez Precoce, sensibilização das crianças e das comunidades nos mercados, sobre as medidas de prevenção ao novo coronavírus e a vigilância nos bairros, de movimentos de pessoas estranhas.

Importa referir que em memória aos Moçambicanos que perderam a vida, vítimas dos ataques em Palma e da Covid-19, o Administrador do Distrito pediu um minuto de silêncio aos presentes.


Comentários

Mensagens populares deste blogue

Margarida Mapandzene, nova governadora da província de Gaza

Araújo Momade na liderança do executivo de Bilene

Campeões absolutos no XV festival de jogos escolares recebidos de forma vibrante em Gaza