Posto Administrativo de Mazucane acolhe cerimónias do dia da Mulher Moçambicana

 


Sob o Lema - Mulher na Liderança: Contribuindo para um Futuro de Igualdade, num Mundo com Covid-19, decorreu na manhã de quarta-feira, 07 de Abril de 2021, na Sede do Posto Administrativo de Mazucane, a cerimônia alusiva às celebrações do Dia da Mulher Moçambicana, festividades dirigidas pelo Administrador do Distrito de Chongoene, Carlos Estenile Mateus Buchili.

Destacou-se na cerimónia, a presença do Primeiro-secretário do Comitê Distrital do Partido FRELIMO em Chongoene, Rodrigo Mondlane , membros do Governo Distrital, do Comitê Distrital, da Assembleia Provincial, da OMM, Estrutura e População local.

Depois da deposição de coroa de flores na Praça dos Heróis Moçambicanos , seguiu-se ao Centro de Chilumbela “B”, onde se realizou uma reunião com um grupo restrito da comunidade, em cumprimento do Decreto Presidencial.

No local, a Directora do SDSMAS, Carla Chissaque, ministrou uma palestra subordinada ao Tema - Aleitamento Materno Vs Covid-19. Seguiu depois a apresentação da mensagem da OMM, pela Secretária da Agremiação, Teresa Moiane.

Sobre a data, o Administrador do Distrito endereçou saudações a todas Mulheres Moçambicanas, com especial atenção para as Mulheres do Distrito de Chongoene.

Seguidamente, referiu-se aos feitos da heroína Josina Machel, que em vida destacou-se na luta pela liberdade e/ou independência do país e pelos direitos das mulheres.

Disse ainda que os 50 anos da morte de Josina Machel, são celebrados num momento atípico devido a pandemia da Covid-19 e os ataques em Cabo Delgado, pelo que, todas mulheres devem fazer da data um momento de reflexão face à atual situação que o país vive.

A terminar, Buchili referiu que apesar dos avanços nos últimos anos, há muitos desafios para as mulheres, ao exemplo da luta contra a violência doméstica, casamentos prematuros e Gravidez Precoce, sensibilização das crianças e das comunidades nos mercados, sobre as medidas de prevenção ao novo coronavírus e a vigilância nos bairros, de movimentos de pessoas estranhas.

Importa referir que em memória aos Moçambicanos que perderam a vida, vítimas dos ataques em Palma e da Covid-19, o Administrador do Distrito pediu um minuto de silêncio aos presentes.


Comentários

Mensagens populares deste blogue

comemoracao do 46º aniversario da PRM

Celebra-se hoje, 1 de Novembro, dia da Juventude africana

Mais Escolas em Chokwé