IFP de Chongoene gradua cerca de 70 professores do Ensino Primário

 


Teve lugar na manhã de terça-feira, a cerimónia de graduação, pelo Instituto de Formação de Professores de Chongoene - IFP. Trata-se de um total de 76 professores para o ensino primário e educação de adultos, que durante 3 anos (2018 a 2020), concluíram com êxito a formação. Deste número 31 são mulheres e 45 homens, provenientes de diversos cantos do país.

O evento foi dirigido pelo Paulo Beirão, Director dos Serviços Provinciais de Assuntos Sociais, em representação de  Secretário do Estado na Província de Gaza e contou com a presença do Administrador do Distrito de Chongoene, Director do SDEJT e quadros do IFP de Chongoene.

O Administrador do Distrito de Chongoene, Carlos Buchili , saudou os esforços empreendidos pelos formadores e a dedicação dos graduados durante o período de formação. Referiu ainda, que apesar das adversidades, com destaque para a eclosão da Covid-19 em 2020, o que obrigou a todos para adoção de novos métodos de ensino e aprendizagem (protocolo sanitário e observância de medidas de prevenção), foi possível cumprir com sucesso os 3 anos de formação.

Ademais, Buchili desafiou aos graduados, a buscar mais conhecimentos sobre uso das TIC’s no processo de ensino, e a dar continuidade com os estudos, para o alcance de outros níveis de formação. A terminar desejou boa sorte na carreira e, a todas mulheres um feliz 07 de Abril.

O Director dos Serviços Provinciais de Assuntos Sociais, iniciou o seu discurso saudando Filipe Jacinto Nyusi Presidente da República de Moçambique, pelo esforço no equilíbrio sócio-político, face aos recentes ataques em Palma, Província de Cabo Delgado e por outro, na luta contra a Covid-19 no país.

A saudação foi extensiva ao Governo do Distrito de Chongoene que tem sabido colaborar activamente para que os objetivos definidos sejam alcançados, com vista ao desenvolvimento da Educação sustentável e solidária no país, em momentos de pandemia.

Seguidamente, o representante do Secretário do Estado, disse aos graduados que, trabalhar com a ciência, transmitir e formar o capital humano para vida e para o conhecimento, abstendo-se de actos ilícitos, são elementos fundamentais para o sucesso profissional durante o exercício de suas atividades.

Para terminar, Beirão desejou a todos um bom regresso a casa e que encontrem as famílias gozando de boa saúde.

Nota - Para realização da Cerimônia, foram observados todos métodos de prevenção a Covid-19, ao exemplo da medição de temperatura, uso da máscara, distanciamento social e divisão dos 76 professores em 2 grupos no acesso à sala de reuniões.


Comentários

Mensagens populares deste blogue

comemoracao do 46º aniversario da PRM

Celebra-se hoje, 1 de Novembro, dia da Juventude africana

Mais Escolas em Chokwé