IFP de Chongoene gradua cerca de 70 professores do Ensino Primário

 


Teve lugar na manhã de terça-feira, a cerimónia de graduação, pelo Instituto de Formação de Professores de Chongoene - IFP. Trata-se de um total de 76 professores para o ensino primário e educação de adultos, que durante 3 anos (2018 a 2020), concluíram com êxito a formação. Deste número 31 são mulheres e 45 homens, provenientes de diversos cantos do país.

O evento foi dirigido pelo Paulo Beirão, Director dos Serviços Provinciais de Assuntos Sociais, em representação de  Secretário do Estado na Província de Gaza e contou com a presença do Administrador do Distrito de Chongoene, Director do SDEJT e quadros do IFP de Chongoene.

O Administrador do Distrito de Chongoene, Carlos Buchili , saudou os esforços empreendidos pelos formadores e a dedicação dos graduados durante o período de formação. Referiu ainda, que apesar das adversidades, com destaque para a eclosão da Covid-19 em 2020, o que obrigou a todos para adoção de novos métodos de ensino e aprendizagem (protocolo sanitário e observância de medidas de prevenção), foi possível cumprir com sucesso os 3 anos de formação.

Ademais, Buchili desafiou aos graduados, a buscar mais conhecimentos sobre uso das TIC’s no processo de ensino, e a dar continuidade com os estudos, para o alcance de outros níveis de formação. A terminar desejou boa sorte na carreira e, a todas mulheres um feliz 07 de Abril.

O Director dos Serviços Provinciais de Assuntos Sociais, iniciou o seu discurso saudando Filipe Jacinto Nyusi Presidente da República de Moçambique, pelo esforço no equilíbrio sócio-político, face aos recentes ataques em Palma, Província de Cabo Delgado e por outro, na luta contra a Covid-19 no país.

A saudação foi extensiva ao Governo do Distrito de Chongoene que tem sabido colaborar activamente para que os objetivos definidos sejam alcançados, com vista ao desenvolvimento da Educação sustentável e solidária no país, em momentos de pandemia.

Seguidamente, o representante do Secretário do Estado, disse aos graduados que, trabalhar com a ciência, transmitir e formar o capital humano para vida e para o conhecimento, abstendo-se de actos ilícitos, são elementos fundamentais para o sucesso profissional durante o exercício de suas atividades.

Para terminar, Beirão desejou a todos um bom regresso a casa e que encontrem as famílias gozando de boa saúde.

Nota - Para realização da Cerimônia, foram observados todos métodos de prevenção a Covid-19, ao exemplo da medição de temperatura, uso da máscara, distanciamento social e divisão dos 76 professores em 2 grupos no acesso à sala de reuniões.


Comentários

Mensagens populares deste blogue

Margarida Mapandzene, nova governadora da província de Gaza

Araújo Momade na liderança do executivo de Bilene

Campeões absolutos no XV festival de jogos escolares recebidos de forma vibrante em Gaza