Margarida Chongo visita campos do SUSTENTA

 


No âmbito do cumprimento do plano de visitas de monitoria da época chuvosa e ciclônica, Margarida Chongo trabalhou hoje, 03 de Março, no distrito de Chongoene.

A Governadora da Província de Gaza escalou locais impiedosamente fustigados pelas águas nomeadamente os povoados de Nhocoene e de Magula, das localidades de Siaia e de Nhancutse respectivamente.

Na visita de trabalho, Margarida Chongo visualizou as áreas dos produtores do programa de transferência de tecnologias em Chimbonhanine Norte, visualizou igualmente os campos de produção de arroz inseridos no programa SUSTENTA e interagiu com produtores, criadores de animais, mulheres filiadas à Associação de Piscicultura Isaura Nyusi e autoridades comunitárias, tendo transmitido mensagem de conforto e prometido intervenção do executivo por si dirigido na redução dos efeitos das inundações.

Relativamente às perdas, o distrito dá como destruídos cerca de 5.097 hectares de área semeada, correspondente a 70% do total previsto para colheita, onde o milho destaca-se no topo, porém o arroz surge na iminência, apesar de ser uma cultura produzida em zonas húmidas.

Para fazer face aos efeitos da época chuvosa, Chongoene necessita de mais de 172 sementes diversas.

De acordo com Carlos Mateus Buchili, Administrador do Distrito de Chongoene, foram registradas 03 mortes causadas pelas inundações, destacando ainda as mais de 9300 famílias assoladas pelos fortes efeitos das quedas pluviométricas e da subida do caudal do Limpopo.

Margarida Chongo advertiu que a época chuvosa e ciclônica ainda não terminou, pelo que a província está em estado de alerta, encorajando o distrito à continuidade incansável do trabalho tendo em vista a precaução e assistência pontual da população afectada.


Comentários

Mensagens populares deste blogue

comemoracao do 46º aniversario da PRM

Celebra-se hoje, 1 de Novembro, dia da Juventude africana

Mais Escolas em Chokwé