Margarida Chongo lidera marcha pela mitigação dos efeitos das chuvas intensas

 

A província de Gaza registrou no último mês de dezembro chuvas bastante intensas. A queda pluviométrica condicionou sobremaneira algumas vias de acesso e trouxe avultados danos na área de produção agrícola.

O distrito de Chibuto, de acordo com o Conselho Técnico de Gestão de Calamidades, apresenta uma configuração geográfica vulnerável às cheias, por ser atravessado pelo Rio Limpopo, com o agravante de receber águas oriundas de países vizinhos.

Neste contexto, a Chefe do Conselho Executivo Provincial de Gaza, Margarida Sebastião Mapandzene Chongo, trabalhou ontem, 11 de Janeiro   no referido distrito a fim de monitorizar as actividades levadas a cabo no domínio da mitigação dos efeitos causados pelas fortes quedas pluviométricas.

Estima-se que cerca de 2170 hectares de área de produção tenham cedido às águas, deixando as culturas completamente alagadas.

Perante o melancólico cenário, a Governadora da Província de Gaza interagiu com os produtores agrícolas de Chaimite, Gueleguele, Vila do Milénio e Nwahamuza, incentivando-os a seguirem sólidos na luta contra a fome, instando-os igualmente a redobrar esforços para garantir sementes

para a próxima época, sem descurar a continuidade da assistência prestada pelo governo.

Na segunda parte da visita de monitoria, já na área municipal, a chefe do Conselho Executivo Provincial mostrou-se bastante preocupada com o estado das vias de acesso, cujos danos foram também causados pelas chuvas intensas.

Ainda em relação às vias de acesso, Margarida Sebastião Mapandzene Chongo apelou ao Conselho Municipal da Cidade de Chibuto a continuar firme na sensibilização da população sobre a necessidade de conceber projectos de construção de infraestruturas que contemplem canais para escoamento de água, devido ao alarmante problema de erosão que caracteriza a cidade.

Refira-se que na visita de trabalho, a Governadora da Província de Gaza fez-se acompanhar pelos Directores Provinciais da Agricultura e da Saúde e pelo Delegado Provincial do Instituto Nacional de Gestão de Calamidades.

Para terminar, Margarida Chongo procedeu com a oferta de insumos agrícolas  por forma a reduzir os efeitos das chuvas intensas, tendo advertido que a marcha é longa, mas a conjugação de esforços irá gerar triunfos.


Comentários

Mensagens populares deste blogue

comemoracao do 46º aniversario da PRM

Celebra-se hoje, 1 de Novembro, dia da Juventude africana

Mais Escolas em Chokwé