Governadora da província de Gaza transmite mensagem de confiança aos agricultores  devido às inundações nos campos 

 



Os distritos de Chókwè e Guijá ressentem-se profundamente em relação às chuvas intensas que caíram nos meses de dezembro e janeiro.

 

Segundo o último censo populacional Chókwè e Guijá possuem 212.071 e 92.412 habitantes respectivamente, sendo que parte considerável da população vive em zonas vulneráveis à inundações e/ou outros eventos climatéricos, sob grande influência do Rio Limpopo, que no mês de dezembro viu o nível das águas atingir cerca de 6.3 metros suplantando os 5 metros que configuram o nível de alerta.

 

Para além das vias de acesso condicionadas e/ou intransitáveis por conta das chuvas intensas estima-se uma área de 3465.5 hectares de campos de produção inundados em Chókwè e 468 em Guijá, representando um incalculável desperdício de culturas como arroz, milho, feijão e hortículas, instalando pânico no seio dos produtores e consumidores no geral.

 

Sendo assim, Margarida Chongo, Governadora da Província de Gaza, na prossecução do plano de monitoria "pós chuvas intensas" trabalhou na manhã desta terça-feira, 12 de Janeiro, no distrito de Chókwè, sequencialmente nos Postos Administrativo de Xilembene, Lionde, Macarretane e Sede, seguindo depois para o distrito de Guijá onde escalou a localidade de Mbala-Vala em Nalazi e o Terceiro Bairro do Posto Administrativo de Mubangoene, tendo interagido com produtores e deixado uma mensagem de esperança e firmeza.

 

A Governadora assegurou que o governo não está alheio ao fenômeno, pelo que irá apoiar, porém aconselhou os produtores a empenharem-se na busca de iniciativas que reduzam a situação de insegurança alimentar, afirmando que uma delas passa pela aquisição de sementes.

 

Continuando, Margarida Chongo alertou ainda sobre a necessidade de prestar atenção em relação às doenças de origem hídrica, sobretudo nas crianças.

 

O alarmante quadro da evolução do Sars-CoV 2 esteve de "pedra e cal" no discurso na Chefe do Conselho Executivo Provincial, advertindo que não se deve pautar pelo relaxamento, tendo no final da visita oferecido material hospitalar e insumos agrícolas.

 

 

 

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Margarida Mapandzene, nova governadora da província de Gaza

Araújo Momade na liderança do executivo de Bilene

Campeões absolutos no XV festival de jogos escolares recebidos de forma vibrante em Gaza