Governadora da província de Gaza transmite mensagem de confiança aos agricultores  devido às inundações nos campos 

 



Os distritos de Chókwè e Guijá ressentem-se profundamente em relação às chuvas intensas que caíram nos meses de dezembro e janeiro.

 

Segundo o último censo populacional Chókwè e Guijá possuem 212.071 e 92.412 habitantes respectivamente, sendo que parte considerável da população vive em zonas vulneráveis à inundações e/ou outros eventos climatéricos, sob grande influência do Rio Limpopo, que no mês de dezembro viu o nível das águas atingir cerca de 6.3 metros suplantando os 5 metros que configuram o nível de alerta.

 

Para além das vias de acesso condicionadas e/ou intransitáveis por conta das chuvas intensas estima-se uma área de 3465.5 hectares de campos de produção inundados em Chókwè e 468 em Guijá, representando um incalculável desperdício de culturas como arroz, milho, feijão e hortículas, instalando pânico no seio dos produtores e consumidores no geral.

 

Sendo assim, Margarida Chongo, Governadora da Província de Gaza, na prossecução do plano de monitoria "pós chuvas intensas" trabalhou na manhã desta terça-feira, 12 de Janeiro, no distrito de Chókwè, sequencialmente nos Postos Administrativo de Xilembene, Lionde, Macarretane e Sede, seguindo depois para o distrito de Guijá onde escalou a localidade de Mbala-Vala em Nalazi e o Terceiro Bairro do Posto Administrativo de Mubangoene, tendo interagido com produtores e deixado uma mensagem de esperança e firmeza.

 

A Governadora assegurou que o governo não está alheio ao fenômeno, pelo que irá apoiar, porém aconselhou os produtores a empenharem-se na busca de iniciativas que reduzam a situação de insegurança alimentar, afirmando que uma delas passa pela aquisição de sementes.

 

Continuando, Margarida Chongo alertou ainda sobre a necessidade de prestar atenção em relação às doenças de origem hídrica, sobretudo nas crianças.

 

O alarmante quadro da evolução do Sars-CoV 2 esteve de "pedra e cal" no discurso na Chefe do Conselho Executivo Provincial, advertindo que não se deve pautar pelo relaxamento, tendo no final da visita oferecido material hospitalar e insumos agrícolas.

 

 

 

Comentários

Mensagens populares deste blogue

comemoracao do 46º aniversario da PRM

Celebra-se hoje, 1 de Novembro, dia da Juventude africana

Mais Escolas em Chokwé