Ministro da Saúde lança Campanha de Pulverização Intra-domiciliar PIDOM em Bilene

 


Armindo Tiago, Ministro da Saúde, lançou quinta-feira 01 de outubro, a Campanha de Pulverização Intra-domiciliar contra o mosquito causador da malária, sob o lema: “Durante a pandemia da COVID19 proteja sua família da malária, colabore com as equipes do PIDOM”.

O acto teve lugar na Vila Autárquica da Praia do Bilene, Distrito do mesmo nome.

Uma cerimónia que contou com presença de uma vasta equipa da saúde de nível central, onde se pôde visitar uma exposição se serviços de saúde, assistiu-se igualmente a uma peça teatral que retratava sobre a problemática da malária nas comunidades, e outras actividades culturais.

Amosse Júlio Macamo, Secretário de Estado em Gaza, anfitrião do evento, “gostaríamos de exortar a todos os líderes comunitários aqui presentes, chefes de Localidades e de Postos Administrativos, bem como aos Administradores Distritais dos Distritos beneficiários da campanha, a envolverem se na mobilização comunitária não somente para que as metas projectadas sejam alcançadas, mas também para que tenhamos a população protegida contra o mosquito causador da malária”. exortou Amosse

Segundo o Ministro da Saúde a malária é um dos principais problemas de saúde pública no país, e o seu impacto se faz sentir nas famílias moçambicanas e também na economia do país.

De salientar que o PIDOM neste ciclo 2020-2021 irá abranger 6 milhões de pessoas em 31 Distritos das províncias de Nampula, Zambézia, Inhambane, Gaza e Maputo Província. Gaza em particular irá pulverizar 195944 casas, das quais 36711 encontram-se em Bilene, beneficiando 783776 habitantes dos Distritos de Bilene, Limpopo, Chongoene, Chibuto e Manjacaze.

Armindo Tiago, não se justifica que a malária continue mantando concidadãos havendo formas eficazes de combatê-la conjugadas com os esforços das comunidades, governos locais e parceiros. “à malária tem uma característica particular, é uma doença evitável, tem cura, mas infelizmente pode causar morte quando não tratada atempadamente, por isso queremos alertar as famílias para quando existirem sintomas da doença não devem demorar a mandar o doente para a Unidade Sanitária mais próxima”, alertou Armindo Tiago.


Comentários

Mensagens populares deste blogue

comemoracao do 46º aniversario da PRM

Celebra-se hoje, 1 de Novembro, dia da Juventude africana

Mais Escolas em Chokwé