Bilene Celebra 56 Anos da Criação das FADM



 Teve lugar na passada sexta-feira, 25 de Setembro, a cerimónia solene alusiva ao Dia das Forças Armadas de Moçambique (FADM), na Praça da Independência da Vila Sede do Distrito de Bilene, Macia.

Dirigido pelo Matias Parruque, Administrador do Distrito de Bilene, o evento contou com presença de diversas personalidades, população e Organizações Sociais do partido FRELIMO, Organização  da Mulher Moçambicana (OMM)e Associação dos Combatentes da Luta de Libertação Nacional (ACLLN), que deram o seu contributo na luta de libertação Nacional do jugo Colonial Português.

Na sua breve intervenção, a OMM endereçou a sua saudação e agradecimentos aos Combatentes de Luta de Libertação Nacional pela sua intrega incondicional na luta armada de libertação de Moçambique e garantiu o seu total apoio na luta contra os novos desafios e males que tiram sossego ao povo moçambicano, e apontou a violência doméstica, os ataques armados no centro do país e as incursões dos insurgentes em Cabo delgado como actos a repudiar veementemente.


A ACLLN por sua vez, saudou a passagem dos 56 anos do início da luta armada contra o regime Colonial Português 

"nós Combatentes de Luta de Libertação Nacional reiteramos dar continuidade aos ideais de Eduardo Mondlane, Samora Machel e outros Heróis Moçambicanos que tanto fizeram para o bem estar do povo Moçambicano do Rovuma ao Maputo e do Zumbo ao Índico." disse o presidente da ACLLN no seu discurso. E encorajamos o nosso comandante em Chefe, Filipe Jacinto Nyusi a continuar firme na busca da paz efectiva para este belo povo moçambicano que tanto almeja a paz para prosseguir com o desenvolvimento de Moçambique. acrescentou

Em seu turno, Matias Parruque, mostrou-se deveras agradecido em nome da população do Bilene pela entrega dos então jovens na luta de libertação nacional, que com espírito de patriotismo deixaram de curtir a sua juventude e foram a guerra que trouxe a liberdade ao povo moçambicano.


Na mesma ocasião, Parruque orientou aos directores das Escolas Secundárias do Distrito ali presentes a convidarem os libertadores da pátria para um dedo de conversa sobre a história da luta de libertação nacional com os alunos no período de aulas, obedecendo obviamente as medidas de prevenção contra a COVID-19, para que desta forma compreendam o valor da paz e da liberdade do Povo Moçambicano.

Homem visionário e atento aos fenómenos que visam retardar o país no campo social e económico, o Administrador do Distrito alertou uma vez mais à população do Bilene a ser mais vigilante de modo a frustrar qualquer tentativa de insurgência nesta parcela do país. 

De seguida, fez entrega de 11 motorizadas para igual número de extensionistas no âmbito do programa Sustenta, cuja explicação do mesmo foi dada aos presentes pelo Director do Serviço Distrital de Actividades Econômicas, Valdemar Deve.


Comentários

Mensagens populares deste blogue

comemoracao do 46º aniversario da PRM

Celebra-se hoje, 1 de Novembro, dia da Juventude africana

Mais Escolas em Chokwé