COM garante apoio aos “bolseiros” até Junho de 2021

O Comité Olímpico de Moçambique (COM) irá continuar a apoiar os atletas nacionais bolseiros até Junho de 2021, segundo garantias do presidente da agremiação, Aníbal Aurélio Manave.
O dirigente desportivo disse ainda que o COM irá dar suporte ao programa de preparação dos atletas já qualificados para as olimpíadas de verão, assim como aos que têm potencial para se apurarem para o maior evento desportivo do planeta.
Manave, que falava no lançamento da campanha “Olimpismo face à Covid-19”, a 2 de Maio, referiu que o Comité Olímpico de Moçambique tem pela frente um desafio sem precedentes que é realizar o programa de actividades numa conjuntura de restrição global imposta pelas medidas tomadas pelo governo e recomendações da OMS.
“Esta situação requer solidariedade, criatividade, determinação e muita disciplina. Neste contexto, gostaríamos de manifestar o nosso compromisso com o cumprimento das nossas actividades com destaque para o contínuo apoio aos nossos bolseiros até Junho de 2021. O apoio à preparação dos atletas qualificados para os Jogos Olímpicos, apoio às competições de qualificação para os atletas com possibilidade de se qualificar e potencial para o efeito”, assegurou.
Manave lembrou que, “desde a eclosão da pandemia da Covid-19, o movimento olímpico vive momentos atípicos e inesperados e sem uma previsão de como o mundo será daqui para frente”.
Esta situação, tal como se sabe, forçou o cancelamento ou adiamento de inúmeros eventos desportivos com destaque para as competições internas e Jogos Olímpicos Tóquio 2020 que foram remarcados para 2021.
“Esta histórica decisão, foi tomada para salvaguardar a saúde dos atletas e centenas de milhares de pessoas que estão envolvidas nos Jogos Olímpicos”. 
Perante esta crise sanitária, adiantou a fonte, No próximo dia 23 de Junho, celebra-se do dia olímpico e várias actividades foram agendadas para assinalar a efeméride.
“Lançámos a campanha Olimpismo face à Covid-19, uma inciativa em parceria com a academia olímpica de Moçambique que compreende um conjunto de actividades, dentre as quais, destaca-se educação olímpica, onde os desportistas irão reforçar o conhecimento inerente ao olimpismo no nosso país, ciclo de palestras online em torno do movimento olímpico“.
As palestras contarão com cerca de oito oradores dentre atletas e gestores desportivos, sendo que as mesmas vão ser acompanhadas por concursos envolvendo crianças e adolescentes com direito a premiação. “Neste momento excepcional, esta é uma forma de celebrar os valores olímpicos no contexto”.
Frelimo
Unidos, Fazemos Moçambique Desenvolver

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Margarida Mapandzene, nova governadora da província de Gaza

Araújo Momade na liderança do executivo de Bilene

Campeões absolutos no XV festival de jogos escolares recebidos de forma vibrante em Gaza