Moçambique e Finlândia tencionam incrementar cooperação parlamentar

A Assembleia da República (AR) poderá beneficiar do apoio da sua congénere finlandesa para melhorar a sua capacidade de actuação, sobretudo na fiscalização das actividades do Executivo.
O apoio surge no âmbito do estreitamento das relações de cooperação entre as duas instituições.O compromisso foi assumido ontem, em Maputo, durante a visita de cortesia que o Ministro da Cooperação para o Desenvolvimento e Comércio da Finlândia, Ville Skinnari, fez à Presidente da AR, Esperança Bias.
Falando minutos após o encontro, Skinnari disse que o governo finlandês também deseja apoiar o sector da Educação e incrementar a cooperação económica.
“Como é sabido, a Finlândia é muito conhecida pelo seu sistema de Educação que é muito bom, então é uma área prioritária de cooperação. Por isso, vamos trabalhar na Educação”, disse a fonte.
Os dois países também poderão cooperar a nível empresarial, de forma a criar mais oportunidades de negócio para a geração de emprego, disse o ministro, para de seguida acrescentar também que vamos trabalhar a nível comunitário para cada vez mais melhorarmos a vida da população”.
O presidente da Comissão dos Assuntos Constitucionais, Direitos Humanos e de Legalidade na AR, António Boene, explicou que o encontro serviu, igualmente, para avaliar a cooperação entre os dois países e povos.
“A Finlândia tem um novo governo. Naturalmente, há uma nova perspectiva, nova abordagem deste governo, principalmente na cooperação com Moçambique. Então, eles estão abertos a ver até que medida poderão estreitar ou aprofundar as relações de amizade e cooperação com Moçambique”, disse.

“O ministro estabeleceu aqui áreas em que a Finlândia está disposta a cooperar, incluindo investimento para a geração de mais emprego”, ajuntou.

Frelimo
Unidos, Fazemos Moçambique Desenvolver

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Margarida Mapandzene, nova governadora da província de Gaza

Araújo Momade na liderança do executivo de Bilene

Campeões absolutos no XV festival de jogos escolares recebidos de forma vibrante em Gaza