Ministro Gabriel Salimo quer actividades com foco no bem-estar do Povo

O Ministro da Ciência e Tecnologia, Ensino Superior e Técnico Profissional, Gabriel Salimo, desafia as instituições sob sua tutela, à adoptarem uma cultura de trabalho coordenada, orientando as suas actividades para a produção de soluções visando solucionar os problemas que afligem o Povo, como sejam, a segurança alimentar, epidemias, mudanças climáticas, entre outras. 
O desafio foi lançado recentemente, no âmbito de visitas de trabalho efectuadas as instituições sob sua tutela, nomeadamente, Centro de Investigação e Transferência de Tecnologia para o Desenvolvimento Comunitário (CITT); Conselho Nacional de Avaliação de Qualidade do Ensino Superior (CNAQ); Fundo Nacional de Investigação (FNI); Instituto de Bolsas de Estudo (IBE); Instituto Nacional de Tecnologias de Informação e Comunicação (INTIC); e Autoridade Nacional de Educação Profissional (ANEP).
Durante a visita, o ministro, acompanhado da Vice-Ministra da Ciência e Tecnologia, Ensino Superior e Técnico Profissional, Leda Hugo e, quadros do Ministério, interagiu com todos os funcionários e manteve encontro com os membros do Conselho Directivo, onde foi apresentado o informe das actividades realizadas e perspectivas do sector a curto, médio e longo prazos.
Na ocasião, Salimo orientou aos directores das instituições à terem em consideração o bem-estar do povo no exercício das suas actividades, pois, este é o fim último das acções do Governo.
Segundo o ministro, o sector da Ciência e Tecnologia, Ensino Superior e Técnico Profissional, deve se voltar para as tarefas práticas com responsabilidade, tendo em conta reais problemas da população, os riscos técnico-produtivos e a mudança social. 
“Por isso, faz-se necessário ter uma visão interactiva e contextualizada das relações entre Ciência, Tecnologia e Sociedade e, muito especialmente, nas políticas públicas mais adequadas para gerar oportunidade de melhoria das condições de vida dos moçambicanos”, salientou o ministro. 

No domínio do Ensino Técnico Profissional, o Dirigente enalteceu o trabalho que vem sendo desenvolvido no âmbito da Reforma de Educação Profissional, tendo destacado a necessidade de se consolidar o processo de construção, reabilitação e apetrechamento de Instituições de Educação Profissional pelo país, com enfoque para os distritos e localidades. 
Frelimo

Unidos, Fazemos Moçambique Desenvolver

Comentários

Mensagens populares deste blogue

comemoracao do 46º aniversario da PRM

Celebra-se hoje, 1 de Novembro, dia da Juventude africana

Mais Escolas em Chokwé