Ministro Gabriel Salimo quer actividades com foco no bem-estar do Povo

O Ministro da Ciência e Tecnologia, Ensino Superior e Técnico Profissional, Gabriel Salimo, desafia as instituições sob sua tutela, à adoptarem uma cultura de trabalho coordenada, orientando as suas actividades para a produção de soluções visando solucionar os problemas que afligem o Povo, como sejam, a segurança alimentar, epidemias, mudanças climáticas, entre outras. 
O desafio foi lançado recentemente, no âmbito de visitas de trabalho efectuadas as instituições sob sua tutela, nomeadamente, Centro de Investigação e Transferência de Tecnologia para o Desenvolvimento Comunitário (CITT); Conselho Nacional de Avaliação de Qualidade do Ensino Superior (CNAQ); Fundo Nacional de Investigação (FNI); Instituto de Bolsas de Estudo (IBE); Instituto Nacional de Tecnologias de Informação e Comunicação (INTIC); e Autoridade Nacional de Educação Profissional (ANEP).
Durante a visita, o ministro, acompanhado da Vice-Ministra da Ciência e Tecnologia, Ensino Superior e Técnico Profissional, Leda Hugo e, quadros do Ministério, interagiu com todos os funcionários e manteve encontro com os membros do Conselho Directivo, onde foi apresentado o informe das actividades realizadas e perspectivas do sector a curto, médio e longo prazos.
Na ocasião, Salimo orientou aos directores das instituições à terem em consideração o bem-estar do povo no exercício das suas actividades, pois, este é o fim último das acções do Governo.
Segundo o ministro, o sector da Ciência e Tecnologia, Ensino Superior e Técnico Profissional, deve se voltar para as tarefas práticas com responsabilidade, tendo em conta reais problemas da população, os riscos técnico-produtivos e a mudança social. 
“Por isso, faz-se necessário ter uma visão interactiva e contextualizada das relações entre Ciência, Tecnologia e Sociedade e, muito especialmente, nas políticas públicas mais adequadas para gerar oportunidade de melhoria das condições de vida dos moçambicanos”, salientou o ministro. 

No domínio do Ensino Técnico Profissional, o Dirigente enalteceu o trabalho que vem sendo desenvolvido no âmbito da Reforma de Educação Profissional, tendo destacado a necessidade de se consolidar o processo de construção, reabilitação e apetrechamento de Instituições de Educação Profissional pelo país, com enfoque para os distritos e localidades. 
Frelimo

Unidos, Fazemos Moçambique Desenvolver

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Margarida Mapandzene, nova governadora da província de Gaza

Araújo Momade na liderança do executivo de Bilene

Campeões absolutos no XV festival de jogos escolares recebidos de forma vibrante em Gaza