CTA prepara projectos para “vender” no CASP

A CONFEDERAÇÃO das Associações Económicas de Moçambique (CTA) prevê levar à debate na Conferência Anual do Sector Privado 2020 (CASP) projectos avaliados em 25 biliões de dólares norte-americanos. O evento terá lugar em Maputo de 5 a 9 de Maio próximo e pretende-se que seja uma conferência de investimentos onde empresas moçambicanas e estrangeiras possam fazer negócios.
A informação foi avançada, esta semana, em Maputo, pelo director executivo da CTA, Eduardo Sengo, durante um encontro com o representante do Banco Africano de Desenvolvimento (BAD), no qual as partes avaliaram a referida carteira de projectos, que estão ligados a sectores como agricultura, energia, infraestruturas, turismo e logística para a área do petróleo e gás.
Segundo Sengo, a CTA tenciona desenvolver iniciativas com impacto económico e social no país, olhando para o sector de energia, por exemplo, para garantir o aumento do acesso pela população, e abrindo oportunidades de negócios para o sector privado.
”O empresariado nacional vai conseguir atrair investimentos necessários para a implementação dos projectos em causa por via do BAD, sendo este um parceiro que agrega valor e credibilidade ao sector, assim como por vias de outros investidores internacionais que irão participar na conferência”, disse.
Por seu turno, o representante do BAD em Moçambique, Pietro Toigo, manifestou satisfação com a colaboração que tem tido do sector privado nacional, afirmando que tem estado a dar bons resultados na mobilização de financiamento.

“Os investimentos do BAD para o sector privado moçambicano são muito fluidos e sempre acontecem em função das exigências e necessidades do sector. O banco pretende trazer para a CASP um modelo similar ao do Fórum Africano de Investimento, com uma abordagem centrada nos projectos e financiamento”, disse Pietro.
Para 2020, a CTA conta com a parceria da Agência para Promoção de Investimentos e Exportações (APIEX) para a realização da conferência de investimentos e com a Invest In Africa, uma instituição especializada na ligação entre o sector de agricultura e o de petróleo e gás.
Frelimo
Unidos, Fazemos Moçambique Desenvolver

Comentários

Mensagens populares deste blogue

comemoracao do 46º aniversario da PRM

Celebra-se hoje, 1 de Novembro, dia da Juventude africana

Mais Escolas em Chokwé