CTA prepara projectos para “vender” no CASP

A CONFEDERAÇÃO das Associações Económicas de Moçambique (CTA) prevê levar à debate na Conferência Anual do Sector Privado 2020 (CASP) projectos avaliados em 25 biliões de dólares norte-americanos. O evento terá lugar em Maputo de 5 a 9 de Maio próximo e pretende-se que seja uma conferência de investimentos onde empresas moçambicanas e estrangeiras possam fazer negócios.
A informação foi avançada, esta semana, em Maputo, pelo director executivo da CTA, Eduardo Sengo, durante um encontro com o representante do Banco Africano de Desenvolvimento (BAD), no qual as partes avaliaram a referida carteira de projectos, que estão ligados a sectores como agricultura, energia, infraestruturas, turismo e logística para a área do petróleo e gás.
Segundo Sengo, a CTA tenciona desenvolver iniciativas com impacto económico e social no país, olhando para o sector de energia, por exemplo, para garantir o aumento do acesso pela população, e abrindo oportunidades de negócios para o sector privado.
”O empresariado nacional vai conseguir atrair investimentos necessários para a implementação dos projectos em causa por via do BAD, sendo este um parceiro que agrega valor e credibilidade ao sector, assim como por vias de outros investidores internacionais que irão participar na conferência”, disse.
Por seu turno, o representante do BAD em Moçambique, Pietro Toigo, manifestou satisfação com a colaboração que tem tido do sector privado nacional, afirmando que tem estado a dar bons resultados na mobilização de financiamento.

“Os investimentos do BAD para o sector privado moçambicano são muito fluidos e sempre acontecem em função das exigências e necessidades do sector. O banco pretende trazer para a CASP um modelo similar ao do Fórum Africano de Investimento, com uma abordagem centrada nos projectos e financiamento”, disse Pietro.
Para 2020, a CTA conta com a parceria da Agência para Promoção de Investimentos e Exportações (APIEX) para a realização da conferência de investimentos e com a Invest In Africa, uma instituição especializada na ligação entre o sector de agricultura e o de petróleo e gás.
Frelimo
Unidos, Fazemos Moçambique Desenvolver

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Margarida Mapandzene, nova governadora da província de Gaza

Araújo Momade na liderança do executivo de Bilene

Campeões absolutos no XV festival de jogos escolares recebidos de forma vibrante em Gaza