CONTRA CONTRABANDO E COBRANÇA DE IMPOSTOS: PR exige honestidade e pudor à corrupção

A honestidade e abstinência a actos de corrupção devem ser as principais divisas dos funcionários da Autoridade Tributária (AT) na sua missão de combate ao contrabando e cobrança de impostos para o Estado.
A recomendação é do Presidente da República, Filipe Nyusi, e foi deixada ontem àquela classe, na inauguração do Centro de Estudos Tributários e Aduaneiros, localizado no  distrito da Moamba, província de Maputo.
No seu discurso de ocasião, Filipe Nyusi apelou à observância da lei, justiça e transparência, de modo a aumentar a confiança dos cidadãos no sistema de administração pública e da justiça, e “para que o país possa continuar a atrair investidores nacionais e estrangeiros para melhorarem a nossa situação económica e social”.
O Chefe do Estado classificou o contrabando como sendo “um grande mal” que assola o país, ressalvando que o seu combate deve ser feito por pessoas devidamente preparadas para investigar e reprimir.
Em relação ao centro inaugurado, Filipe Nyusi disse tratar-se de uma instituição concebida para dar resposta às necessidades do sistema tributário nacional e regional em termos de formação de quadros qualificados.
“Este centro de estudos deve ser referência não só a nível nacional, mas também em África correspondendo aos desafios da integração regional no quadro da SADC, bem como no acordo livre comércio continental africano”, frisou.
O centro deverá formar  técnicos e especialistas de várias áreas, incluindo a fiscalidade, auditoria, procedimentos de desembaraço aduaneiro e sistema harmonizado de combate à evasão fiscal, sonegação do imposto e contrabando.
Na visão do Presidente da República, a protecção da sociedade e da  economia  deve ser exercida  de forma científica e zelosa por forma a garantir que não entrem,  pelas  fronteiras nacionais, produtos contrafeitos, proibidos ou prejudiciais à saúde.
“Este centro de estudos deve também ajudar a formar especialistas em matéria de tributação da indústria extractiva e negociação dos respectivos contratos. Os funcionários da AT devem dominar cada vez mais os negócios desta indústria  e todos os outros domínios da actualidade da estrutura económica do país, para que a  exploração dos recursos contribua e traga ganhos equitativos para a nossa economia”, afirmou.
Por seu turno, a presidente da AT, Amélia Muendane disse que a sua instituição conta actualmente com 4935 funcionários, dos quais pouco mais de 900 são do sexo feminino.
“A  AT é composta por 2175 funcionários aduaneiros que estão afectos nas diferentes fronteiras, ainda assim apresentamos um défice em termos de capacidade de cobertura nacional. A nossa  actividade é bastante complexa e inclui a cobrança de impostos e assegurar a redução da fuga ao fisco, daí a importância do Centro de Estudos Tributários e Aduaneiros para a cobertura da nossa incapacidade técnica para fazer face aos novos desafios da economia”, afirmou.

Frelimo
Unidos, Fazemos  Moçambique Desenvolver

Comentários

Mensagens populares deste blogue

comemoracao do 46º aniversario da PRM

Celebra-se hoje, 1 de Novembro, dia da Juventude africana

Mais Escolas em Chokwé