Mambas enfrentam Camarões e Costa do Marfim na caminhada ao mundial
A selecção nacional de futebol, os Mambas, está inserida no grupo D de qualificação ao campeonato do mundo do Qatar, em 2022, juntamente com as congéneres dos Camarões, Costa do Marfim e Malawi.
O sorteio da fase de grupos de qualificação ao mundial do Qatar, em 2022, realizado na noite desta terça-feira na sede da CAF, ditou que os Mambas voltariam a cruzar o caminho dos Camarões, com quem estão no grupo de qualificação ao CAN-2021, mas também a Costa do Marfim, com quem disputaram o último jogo na eliminatória de acesso ao mundial de 2010, eliminatória que acabou por sorrir para os “Elefantes”. Já com o Malawi, os Mambas empataram a última partida disputada, no torneio Cosafa, deste ano, a um golo.
Todos adversários conhecidos
O grupo de Moçambique mostra-se extremamente difícil de transpor, tendo em conta que somente uma selecção, a que terminar em primeiro lugar, se qualifica à terceira e última fase de apuramento. Difícil e não impossível, tendo em conta que cada uma das selecções do grupo D são conhecidos pelos Mambas, uma vez que já disputou com elas eliminatórias ou fases de grupos das competições continentais.
Com os Camarões, com quais fará uma dupla jornada já em Março, para o grupo de qualificação ao CAN, os Mambas realizaram quatro partidas, com um saldo de uma vitória, em 1983, e três derrotas. A última partida entre ambos data de 11 de Abril de 1999, quando os Leões Indomáveis golearam os Mambas, no Estádio da Machava, por 1-6.
A Costa do Marfim, por seu turno, já cruzou caminho dos Mambas por cinco ocasiões, duas delas em fases finais do CAN, nomeadamente em 1996 e 1998. Estatisticamente, os “Elefantes” venceram quatro jogos e os Mambas apenas conseguiram um empate, na última partida entre ambos, em 2008, numa eliminatória de acesso à fase de grupos de qualificação ao mundial 2010.
Já com o Malawi, selecção que mais vezes já defrontou os Mambas dentre as três, há um equilíbrio no que diz respeito aos confrontos. Em 28 partidas disputadas, os Mambas levam vantagem por terem vencido 10 jogos, contra nove vitórias do Malawi e outros nove jogos que terminaram empatados.
Logo a seguir ao sorteio, Luís Gonçalves, seleccionador nacional, reagiu nos seguintes termos: “Este grupo no qual ficamos integrados com o Malawi, Costa do Marfim e novamente com os Camarões, é um grupo realmente difícil. E não podemos nos esquecer que só o primeiro desta fase é que passa a fase seguinte, ao play off, mas apesar de ser difícil não é impossível. Naturalmente que vamos fazer de tudo para nos qualificar. Devemos ser optimistas para podermos atingir os nossos objectivos. É uma qualificação que só vai começar em Outubro e nós temos que nos focar nestes dois jogos de Março com os Camarões. Nós continuaremos a fazer o nosso trabalho de uma forma apaixonada e dedicada e optimista”
Outros PALOP’s em grupos difíceis
Relativamente a ouras selecções dos PALOP’s, destaque vai para Angola, que cruza caminho Egipto, Gabão e Líbia, no grupo F, enquanto Cabo Verde vai enfrentar a forte selecção da Nigéria, para além da República Centro Africana e a Libéria, no grupo C. A Guiné-Bissau, por seu turno, inserida no grupo I, está com o Marrocos, a Guiné-Conacry e Sudão.
Enquanto a fase de qualificação ao mundial não chega, as atenções estão ainda viradas para o apuramento ao CAN dos Camarões, em Março.
Recorde-se que a fase de qualificação ao mundial 2022 inicia em Outubro deste ano e termina em Novembro de 2021.
Frelimo
Unidos, Fazemos Moçambique Desenvolver
Comentários
Enviar um comentário