Moçambique volta a beneficiar do “Compacto” do Millennium Challenge Corporation

Doze anos depois Moçambique voltará a beneficiar de fundos do Millenium Challenge Corporation para apoiar programas de desenvolvimento sectorial. A decisão agência de assistência externa dos Estados Unidos da América, foi anunciada nesta segunda-feira.
Na sua reunião trimestral, realizada nesta segunda-feira em Washington, o Conselho de Administração da Millennium Challenge Corporation (MCC) selecionou Moçambique para um novo pacto.
Trata-se de um programa através do qual Moçambique vai receber fundos para financiar actividades de redução da pobreza.
O valor a ser alocado ainda não foi revelado, contudo, através de um comunicado divulgado na sua página electrónica, o MCC diz que o novo programa terá a duração de cinco anos e os investimentos serão direccionados para o crescimento económico.
O MCC fornece doações a países em desenvolvimento que respondam a padrões rigorosos de boa governação, combate à corrupção e respeito aos direitos democráticos.
Moçambique beneficiou, em 2007, de pouco mais de 500 milhões de dólares, do primeiro pacote do MCC, que financiaram projectos de abastecimento de água e saneamento e aumento da produção agrícola nas províncias de Niassa, Cabo Delgado, Nampula e Zambézia.
Em 2013 Moçambique viria a falhar a ilegibilidade para o segundo pacote, alegadamente, ter falhado a conclusão de alguns projectos, durante o tempo previsto.
Contudo, o conselho directivo do MCC diz agora que “Moçambique completou com sucesso o primeiro compacto em Setembro de 2013 e recentemente demonstrou encorajamento na melhoria de políticas na tabela de pontuação”, pelo que “o novo financiamento se baseará no compromisso contínuo do país com reformas sectoriais e no forte relacionamento da MCC com o país”.
Frelimo
Unidos, Fazemos Moçambique Desenvolver

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Margarida Mapandzene, nova governadora da província de Gaza

Araújo Momade na liderança do executivo de Bilene

Campeões absolutos no XV festival de jogos escolares recebidos de forma vibrante em Gaza