Inaugurado hotel-escola em Pemba e Nyusi quer profissionais competentes

Entrou em funcionamento, hoje, o hotel-escola do Instituto Industrial e Comercial de Pemba, em Cabo Delgado. A partir do próximo ano, a instituição vai formar 225 profissionais do nível médio dos ramos de hotelaria e turismo, no modelo regular e de curta duração
Na inauguração, o Presidente da República, Filipe Nyusi, disse que a infra-estrutura faz parte da reforma do ensino técnico-profissional em curso no país.

Pretende-se, com o processo, de acordo com o Chefe de Estado, desenvolver uma força de trabalho “qualificada, dotada de competências profissionais, cultura do trabalho e espírito empreendedor, para que possa intervir, efectivamente, nos processos de desenvolvimento”.  
Mas para tal, “temos que olhar longe”, o que significa que o progresso de Cabo Delgado “não pode ser esperado apenas com a exploração do gás natural” e de outros recursos tais como hidrocarbonetos e grafite. Estes, bem como a terra arável, a actividade piscatória, a produção de hortícolas, frango e carne devem despertar a consciência de que, além de gerar postos de emprego, irão precisar de serviços de apoio, sendo a hotelaria e o turismo parte deles.
O turismo, na perspectiva do Presidente da República, “é uma das áreas prioritárias definidas pelo Governo” para impulsionar o “desejado desenvolvimento e bem-estar dos moçambicanos”.
Outrossim, os gestores do hotel-escola devem aproveitar o facto de a instituição a que estão afectos estar situada em Pemba – a terceira maior baía do mundo – e “agregar o turismo à cultura”.
Ademais, nunca se deve perder de vista que os turistas estrangeiros quando chegam em Moçambique privilegiam um atendimento com excelência. Assim, a formação no hotel-escola de Pemba deve também estar focada na qualidade do capital humano, porquanto “quando a qualidade dos recursos humanos não satisfaz às exigências dos turistas”, estes facilmente optam pelos serviços da estância que atendê-los melhor.
“O modelo hotel-escola deverá traduzir-se num centro educacional de referência, onde são desenvolvidas habilidades do saber fazer, conjugando a prática e teoria num ambiente de formação e de trabalho”, disse Filipe Nyusi, desafiando o Ministério da Ciência e Tecnologia, Ensino Superior e Técnico Profissional e a direcção da recém-inaugurada instituição a ter um horizonte mais alargado e abrangente sobre a formação de profissionais.  
Um dos desafios deixados pelo Presidente da República consiste em a direcção do hotel-escola fazer jus ao nome que a instituição carregada, servindo de local de hospedagem, a par do que acontece noutros países como a Holanda.
“Quero aqui orientar o ministério (da Ciência e Tecnologia, Ensino Superior e Técnico Profissional) e a direcção da escola sairem da caixa. Têm que pensar. Nós já fizemos a nossa parte integrando-vos como gestores”, afirmou Nyusi, para quem “sair da caixa”, pode se traduzir em buscar no estrangeiro pessoas com conhecimentos consolidados em hotelaria e turismo para formar os estudantes do hotel-escola do Instituto Industrial e Comercial de Pemba.
Essa iniciativa é necessária porque, segundo justificou Nyusi, “às vezes, entre nós, ensinamo-nos mal”. Por isso, “vamos buscar o conhecimento lá onde existe (…)”.
“O Governo pretende implementar a qualidade de prestação de serviços nas áreas ligadas à hotelaria, procurando responder à necessidade de mão-de-obra” e não basta de ter gente com conhecimentos sobre hotelaria, “é preciso ter o mínimo do padrão universal”.
Nyusi manifestou ainda o desejo de ver formados profissionais “polivalentes e flexíveis”.
A inauguração do hotel-escola do Instituto Industrial e Comercial de Pemba “devia ter sido no semestre passado, o que não foi possível devido a danos que sofreu” aquando do “ciclone Kenneth”, disse Nyusi.
A infra-estrutura, orçada em mais de 170 milhões de meticais – construção e apetrechamento – foi erguida pelo Governo, com Fundo de Apoio ao Sector de Educação (FASE).

Na cidade de Pemba, o Chefe de Estado visitou o Hospital Provincial de Pemba, para se inteirar do seu funcionamento, e o Complexo Desportivo local.
Fonte: O Pais

Frelimo
Unidos, Fazemo Desenvolver Moçambique

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Margarida Mapandzene, nova governadora da província de Gaza

Araújo Momade na liderança do executivo de Bilene

Campeões absolutos no XV festival de jogos escolares recebidos de forma vibrante em Gaza