Cimeira de Nairobi recolocou ACP no mapa internacional

O Presidente da República, Filipe Nyusi, considera que a 9ª Cimeira dos Chefes de Estado e de Governo do Grupo África, Caraíbas e Pacífico (ACP), que hoje encerrou em Nairobi, Quénia, recolocou a organização no mapa internacional.
Moçambique considera histórica a Declaração de Nairobi por esta marcar uma viragem nos princípios e visão do Grupo África, Caraíbas e Pacifico (ACP), perante os parceiros e o contexto actual no mundo.
O Chefe de Estado moçambicano manifestou o facto numa breve declaração a jornalistas nacionais que cobriram a Cimeira de dois dias.
Depois de considerar a participação de Moçambique no evento "positiva", Nyusi afirmou que "nós, todos os países-membros, mais uma vez, recolocamos ACP no mapa internacional".
A cimeira de Nairobi decorreu sob lema: "Uma ACP transformada e comprometida ao Multilateralismo", que foi desdobrado em três principais sub-temas, nomeadamente: a cooperação para a boa governação, paz e segurança, combate ao terrorismo violento e radicalismo; mudanças climáticas, governação dos oceanos dos pequenos Estados insulares; e a cooperação intra-ACP.
Frelimo
Unidos Fazemos Moçambique Desenvolver

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Margarida Mapandzene, nova governadora da província de Gaza

Araújo Momade na liderança do executivo de Bilene

Campeões absolutos no XV festival de jogos escolares recebidos de forma vibrante em Gaza