Cimeira de Nairobi recolocou ACP no mapa internacional

O Presidente da República, Filipe Nyusi, considera que a 9ª Cimeira dos Chefes de Estado e de Governo do Grupo África, Caraíbas e Pacífico (ACP), que hoje encerrou em Nairobi, Quénia, recolocou a organização no mapa internacional.
Moçambique considera histórica a Declaração de Nairobi por esta marcar uma viragem nos princípios e visão do Grupo África, Caraíbas e Pacifico (ACP), perante os parceiros e o contexto actual no mundo.
O Chefe de Estado moçambicano manifestou o facto numa breve declaração a jornalistas nacionais que cobriram a Cimeira de dois dias.
Depois de considerar a participação de Moçambique no evento "positiva", Nyusi afirmou que "nós, todos os países-membros, mais uma vez, recolocamos ACP no mapa internacional".
A cimeira de Nairobi decorreu sob lema: "Uma ACP transformada e comprometida ao Multilateralismo", que foi desdobrado em três principais sub-temas, nomeadamente: a cooperação para a boa governação, paz e segurança, combate ao terrorismo violento e radicalismo; mudanças climáticas, governação dos oceanos dos pequenos Estados insulares; e a cooperação intra-ACP.
Frelimo
Unidos Fazemos Moçambique Desenvolver

Comentários

Mensagens populares deste blogue

comemoracao do 46º aniversario da PRM

Celebra-se hoje, 1 de Novembro, dia da Juventude africana

Mais Escolas em Chokwé