"A economia enfrentou muitas dificuldades em 2019" - Rogério Zandamela

O desempenho da economia no ano prestes a findar enfrentou muitas dificuldades que derivam de factores internos e externos.
A avaliação foi feita, esta segunda-feira, em Maputo, pelo Governador do Banco de Moçambique, Rogério Zandamela, no encerramento do ano económico de 2019 e na apresentação das perspectivas para 2020.
Ao nível doméstico, Zandamela disse que a conjuntura foi caracterizada pela quebra da oferta de bens e serviços resultante dos ciclones Idai e Kenneth, pela agudização da instabilidade militar nas regiões norte e centro do país e pelo aumento da procura agregada decorrente da realização de eleições gerais. 
Na conjuntura internacional, Rogério Zandamela destacou o agravamento das tensões comerciais e conflitos geopolíticos bem como o impasse prolongado nas discussões sobre o Brexit, a retirada do Reino Unido da União Europeia, que afectaram negativamente os preços das mercadorias e o padrão do comércio mundial.
O Governador do Banco de Moçambique apresenta, contudo, bons indicadores para o desempenho da economia no próximo ano, em que se mantem o compromisso de combater a inflação.
As perspectivas apontam ainda para a continuidade da estabilidade de preços, consubstanciada numa inflação estável em níveis de um dígito, dentro da banda de convergência da SADC, embora relativamente acima do nível deste ano.
O antigo Secretário Executivo da SADC, Tomás Salomão, presente na cerimónia, diz que os indicadores macroeconómicos, nomeadamente a taxa de câmbio, reservas internacionais e a inflação estão sob controlo, havendo boas perspectivas para 2020.
A antiga Primeira-Ministra, Luísa Diogo, diz haver esperança para o crescimento da economia no próximo ano.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

comemoracao do 46º aniversario da PRM

Celebra-se hoje, 1 de Novembro, dia da Juventude africana

Mais Escolas em Chokwé