FMI prevê para Moçambique redução da inflação e crescimento do PIB para 5,5% em 2020

O Fundo Monetário Internacional prevê um forte crescimento para Moçambique, no próximo ano. O FMI perspectiva uma inflação baixa e o crescimento do PIB para 5,5%.
As previsões constam da análise feita por uma missão do Fundo, que visitou o país entre os dias 6 e 12 de Novembro.
Entre as principais constatações, o FMI verificou que “na sequência dos Ciclones Tropicais Idai e Kenneth, o crescimento do PIB real desacelerou para 2,3 por cento no segundo trimestre do presente ano, afectado por um fraco desempenho na agricultura. Sendo que a inflação diminuiu para 2,2 por cento em Outubro, dos cerca de 5 por cento no ano anterior, uma vez que as condições monetárias restritivas mais do que compensaram o choque de preços do lado da oferta induzido pelos ciclones”.
Entretanto, quanto a taxa de câmbio, esteve relativamente estável; e as reservas internacionais no Banco de Moçambique aumentaram para cerca de 3,9 mil milhões de dólares americanos no final de Outubro, cobrindo 6,7 meses das importações esperadas para o próximo ano, excluindo megaprojectos.
Como as projecções macroeconómicas para o próximo ano, a missão do FMI emitiu a seguinte declaração:
“As perspectivas para 2020 são de uma forte recuperação da actividade económica e de uma inflação baixa. Espera-se que o crescimento do PIB real venha a atingir 5,5 por cento em 2020, em relação aos 2,1 por cento projectados para 2019, suportado pelos esforços de reconstrução pós-ciclones, uma recuperação na agricultura, e pelo estímulo económico de um relaxamento gradual adicional das condições monetárias e da regularização dos pagamentos internos em atraso aos fornecedores. O sector da construção e outras actividades deverão também ser impulsionadas pelos investimentos nos megaprojectos de gás natural liquefeito”.
 
Por outro lado, “a missão saúda os esforços contínuos da Procuradoria-Geral da República para trazer responsabilização relativamente à questão das dívidas anteriormente ocultas, bem como as iniciativas do Governo de combater a corrupção e fortalecer a transparência.
Igualmente, “saúda os avanços no desenvolvimento dos megaprojectos de LNG na província de Cabo Delgado”.
Na visita que efectuou a Moçambique, a missão do FMI manteve encontros com o presidente da República e diversos membros do Governo.
Fonte: O Pais 
Frelimo
Unidos, Fazemos Moçambique Desenvolver 

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Margarida Mapandzene, nova governadora da província de Gaza

Araújo Momade na liderança do executivo de Bilene

Campeões absolutos no XV festival de jogos escolares recebidos de forma vibrante em Gaza