Celebra-se hoje, 1 de Novembro, dia da Juventude africana


Por ocasião da adoção da Carta da Juventude Africana na Decisão do Conselho Executivo da cimeira de Banjul 2006, 1º de novembro foi proclamado e instituído como o Dia da Juventude na África. É um dia reservado todos os anos para promover o aumento do reconhecimento da juventude como agentes-chave da mudança social, crescimento econômico e desenvolvimento sustentável em todas as áreas da sociedade africana. É uma ocasião para celebrar a juventude no continente e uma oportunidade para Contribuir e canalizar a motivação, energia e criatividade dos jovens para a renovação política, social e econômica. A celebração também serve para contribuir e canalizar as vozes dos jovens, energia e idealismo para reforçar os esforços para a conquista do desenvolvimento sustentável na África.

A celebração deste ano tem como tema "Aumentar as vozes dos jovens contra a corrupção na África". Moussa Faki Mahamat, Presidente da Comissão da União Africana, afirma que “para permitir que os jovens africanos lutem contra a corrupção, os governos devem proporcionar um ambiente viável através da implementação de políticas que favoreçam os investimentos nos quatro pilares (do Dividendo Demográfico da África)”. Sarah Anyang Agbor, Comissária de Recursos Humanos, Ciência e Tecnologia, enfatiza: “Os jovens devem ser capacitados com os recursos para lutar contra a corrupção e o espaço necessário para prosperar, o que criará um avanço valioso para a realização de nossos objetivos comuns”. 

A celebração da Jornada Africana da Juventude visa explorar o potencial da juventude e aproveitá-la para melhorar a vida daqueles que vivem no continente africano. “Após esta celebração, o lançamento de um Mês da Juventude na África para ampliar o escopo da ação juvenil é mais um passo na direção certa para a realização dessa narrativa”, acrescenta Prudence Ngwenya: Chefe da Divisão de Recursos Humanos e Desenvolvimento da Juventude. Moçambique faz se representar na Juventude da União Africana por Dario Camal, enviado especial para juventude africana.

Frelimo
Unidos, Fazemos Moçambique Desenvolver

Comentários

Mensagens populares deste blogue

comemoracao do 46º aniversario da PRM

Mais Escolas em Chokwé